Este ano, a Black Friday será realizada no dia 26 de novembro. A data é sempre marcada para a sexta-feira da quarta semana do mês de novembro, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Ainda que a data oficial seja apenas na sexta-feira, 26, muitas redes de varejo no Brasil ampliam os períodos de ofertas para a semana que antecede a Black Friday ou até mesmo para todo o mês de novembro.
A Black Friday consiste em disponibilizar ofertas durante as 24 horas da sexta-feira.
O evento vem se destacando não só entre os consumidores, que buscam promoções e preços mais baratos, mas também entre as empresas, que cada vez mais participam do evento com o intuito de aumentar as suas vendas.
A fim de evitar riscos desnecessários, compilamos aqui os 10 cuidados mais importantes que sua empresa deve ter ao participar da Black Friday:
1 – Cuidado com a publicidade/propaganda enganosa
2- Informe sempre o prazo de entrega
3 – Preço e forma de pagamento: divulgação correta 4 – Prazo de garantia do produto
5 – Troca de produtos sem defeito
6 – O direito de arrependimento
7 – Transmita confiança
8- Otimize os canais de relacionamento com o consumidor
9 – Faça o controle de estoque e promoções
10 – Sanções
Na maioria das vezes, ao acontecer um problema, o correto é que este seja resolvido através de um gerente ou responsável pela loja. Todavia, a questão pode evoluir e sair do controle. Nestes casos, é importante saber os riscos aos quais se está sujeito, pois é parte fundamental da elaboração de uma solução.
Inclusive, é bem comum que o PROCON realize plantões para receberem as denúncias durante a Black Friday. Logo, todo cuidado é pouco para evitar que sua equipe de vendas tenha de desviar a atenção para a resolução de problemas por conta do descumprimento de normas.
Por isso, é muito importante a empresa que deseja participar da Black Friday receber auxílio de especialistas jurídicos. A assessoria jurídica pode ser a melhor opção para o pequeno empresário a fim de evitar dores de cabeça com o evento.