Você sabia que uma empresa que elabora um regulamento interno tem uma rotina mais fluída, organizada e segura? Isso acontece pelo fato de o documento trazer disposições para que os colaboradores não incorram em ações que prejudiquem a produtividade ou o fluxo de trabalho.

Se o seu negócio não tem um regulamento interno, redigi-lo pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para alavancar o seu desempenho e eficiência, impulsionando seu desenvolvimento no mercado.

MAS AFINAL DE CONTAS O QUE É UM REGUMENTO INTERNO?

O regulamento interno consiste em um conjunto de normas, regras e disposições que devem ser seguidas pelos integrantes de uma empresa. Ele é elaborado pelo empregador e estabelece direitos e obrigações que se aplicam em qualquer nível hierárquico, ou seja, aos empregados operacionais, supervisores, coordenadores, gestores etc.

Como o RI dita o comportamento do pessoal, essa é uma das principais ferramentas de compliance, que é uma estratégia que almeja garantir que o negócio se mantenha regularizado perante a legislação, bem como seguir a moral e ética do mercado.
Além disso, graças às mudanças da Reforma Trabalhista, as partes têm mais liberdade para dirimir questões sobre o vínculo trabalhista. A legislação não é capaz de tratar de todas as particularidades e detalhes na relação entre o empregador e o colaborador, sendo interessante trazê-las em documentos internos.

Sem um regulamento interno que esclareça os direitos e deveres de todos dentro da empresa, o colaborador poderá incorrer em falhas e descumprimento da legislação por simples falta de conhecimento ou não saber como agir em uma situação específica.
Quando você usa essa ferramenta de forma inteligente, o ambiente de trabalho se torna mais saudável e agradável aos colaboradores, o que aumenta a produtividade da equipe, ajuda na retenção de talentos — colaboradores com perfil ideal para a empresa — e melhora a imagem do negócio.

Texto de: Angélica Guarache


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *