O envio de dinheiro para o exterior se tornou algo comum e pode ser feito para manter um dependente que vive no exterior, uma doação, investimentos. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas sobre a remessa de dinheiro para fora do país.

 

É importante dizer que as remessas de dinheiro para o exterior devem ser declaradas no imposto de renda no Brasil. Se a pessoa fizer uma transferência para sua própria conta no exterior, ela deve declarar o valor total de dinheiro existente em sua conta estrangeira no último dia do ano, mas deve declarar o valor em real. Caso a conta não seja em dólar, deve-se primeiro fazer a conversão da moeda para o dólar e depois para o real. O mesmo procedimento deve ser feito em casos de investimento no exterior.

 

Remessas ao exterior feitas para pagar custos com educação e saúde também devem ser declarados no imposto de renda. No entanto, a pessoa não irá pagar imposto sobre essas transferências.

 

O valor do limite de remessas para o exterior é variável. Porém, o Banco Central (BACEN) considera adquirir até R$ 10 mil em moeda estrangeira e enviar até US$3.000 como movimentações de pequeno valor que não precisam ser declaradas.

 

Acima desse valor, deve-se declarar a remessa no imposto de renda. Caso a declaração não seja feita, a pessoa fica sujeita ao pagamento de multa, além de incorrer no crime de evasão fiscal.

 

Muito importante se atentar a esses fatos, contate-nos para mais informações.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *